1 de junho de 2015

NOTA - DILMA, TIRE AS MÃOS DOS NOSSOS DIREITOS.

NOTA - DILMA, TIRE AS MÃOS DOS NOSSOS DIREITOS.

O ano de 2014 terminou com a UNE (União Nacional dos Estudantes) anunciando uma suposta grande vitória, a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) [1], que garantiria os 10% do PIB para a educação; nas eleições Dilma anunciou que o Brasil seria a "pátria educadora". O ano de 2015 seria o ano da educação, certo ?
A realidade é que começamos o ano de 2015 com cortes na educação, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados sem receber, bolsas atrasadas, aulas atrasadas... enfim, um caos na educação. Primeiro veio o contingenciamento, agora um corte de mais de 9 Bilhões na educação, que atingiu outras áreas fundamentais, como a saúde, transportes, cultura, política para mulheres, cidades, entre outras. [2]
Essa imensa distância entre discurso e realidade é r
eflexo da verdadeira prioridade do governo federal e deste congresso reacionário frente à crise econômica em curso: garantir os lucros de banqueiros, do agronegócio, das empreiteiras, cortando direitos da classe trabalhadora e da juventude.
A recente ocupação da reitoria da UFRJ, em sua luta em apoio aos terceirizados e por assistência estudantil, chocou-se com o atual processo de precarização do trabalho e os cortes na educação. As importantes vitórias que dela resultaram mostram a força da união da juventude com as trabalhadores e trabalhadoras e que com luta é possível arrancar vitórias.
O grande desafio colocado agora é unificar as lutas que estão em curso na educação, somando as forças das/os técnicas/os administrativas/os, professoras/os, terceirizadas/os e de nós estudantes para barrar o ajuste fiscal de Dilma/Levy. É preciso que a FND incorpore-se ao calendário de mobilização tirado pelo ‪#‎OcupaUFRJ‬, CONSTRUINDO NOSSA ASSEMBLEIA LOCAL ENTRE OS DIAS 26 E 27 DE MAIO, INTERVINDO NA ASSEMBLEIA GERAL DO DIA 28 E NA PARALISAÇÃO NACIONAL NO DIA 29.
Teremos uma semana muito importante, onde nossa mobilização será fundamental para as próximas vitórias. Nós do Coletivo Direito de Resistência convidamos cada estudante a protagonizarmos juntxs os próximos capítulos de nossa luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e verdadeiramente democratizada.
Nenhum direito a menos!
::Coletivo Direito de Resistência.

Comente com o Facebook:

0 comentários :

Postar um comentário