![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9tJBarA6SOYLi3-GzZnHs6-eDWh67BaBgb0-quOz0oOdFFCpKv7vqckw-yp-6NZ6kR593so6i1D4KRTSixR0_tnzuYwAJz9jXIZqob1gnbi6IXLggaB2eS2xB4Ih3KJ4-Uou3aKAVBkKR/s1600/petrobras-anuncia-nova-descoberta-de-pre-sal.jpg)
O leilão de Libra significará um grande ataque à soberania nacional e aos trabalhadores brasileiros, as perdas serão imensas, já que Libra está estimada em 3 trilhões de reais e será entregue por apenas 15 bilhões de reais. Todo esse montante de dinheiro poderiam ser investidos pelo Estado brasileiro para financiar e apreciar as exigências mais urgentes de nossa população, tais como, educação, saúde e transporte público de qualidade, o que de fato demonstraria sensibilidade do governo em relação às manifestações que persistem em nosso país.
Neste processo de lutas que parecem ressurgir com força, é importante desfazermos algumas ilusões, relembrando o papel nefasto cumprido por aqueles que avaliaram a destinação dos royalties do petróleo para saúde e educação como uma vitória, posição adotada pela União dos Estudantes(UNE). Como é possível conciliar uma posição contrária aos leilões do petróleo e contar como vitória os royalties do petróleo? É necessária muita clareza, aqui, pois os royalties são migalhas, de acordo com levantamento feito pela Auditoria Cidadã da Dívida, somente 1,65% do Pré-sal iria para a educação.
Além disso, condenamos a posição do governo Dilma, aquela mesma que em campanha eleitoral disse que não iria privatizar o pré-sal, aquela mesma que reivindica um passado de lutas, mas que agora envia o Exército e a Força Nacional para garantir o leilão à força, passando por cima dos interesses do país e de nossa população mais precarizada, repetindo FHC. Fica a pergunta, por que o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) não utiliza a abertura política dada pelos processos de luta em nosso país para ir além da tal "governabilidade" ?
Por isso, reafirmamos o chamado para a participação nos atos e manifestações contra esse verdadeiro crime que é o leilão de Libra, a FND, por seu passado de luta, não pode ficar de fora desse processo, contamos com a presença de todos !
O petróleo tem que ser nosso!
Por uma Petrobrás 100% estatal!