Quem somos nós?

Conheça o coletivo Direito de Resistência.

Eleições Caco 2015

O Coletivo Direito de Resistência vem agradecer a todx alunx que participou e legitimou esta eleição que passamos....

1ª Semana da Resistência

O Direito de Resistência e a Criminalização dos Movimentos Sociais

Liberdade para todos os presos políticos. Lutar não é crime

Liberdade para todos os presos políticos. Lutar não é crime

20 de outubro de 2013

TODOS PARA BARRAR O LEILÃO !

O Coletivo Direito de Resistência faz um chamado a todos os estudantes da FND para se juntarem aos atos que ocorrerão na segunda-feira ( 21/10) às 10 horas na Barra da Tijuca em frente ao hotel Windsor e também às 17 horas na candelária. Os atos e manifestações, sobretudo em nossa cidade, vêm ganhando corpo novamente, com o claro desafio de unificação das lutas que estão postas. Justamente esta perspectiva estará colocada na próxima segunda-feira, quando ecoarão gritos de estudantes, petroleiros, professores e de todo o conjunto daqueles e daquelas atingidos pelo entreguismo de Dilma e pelos desmandos e arbitrariedades de seus aliados políticos Cabral e Paes.

O leilão de Libra significará um grande ataque à soberania nacional e aos trabalhadores brasileiros, as perdas serão imensas, já que Libra está estimada em 3 trilhões de reais e será entregue por apenas 15 bilhões de reais. Todo esse montante de dinheiro poderiam ser investidos pelo Estado brasileiro para financiar e apreciar as exigências mais urgentes de nossa população, tais como, educação, saúde e transporte público de qualidade, o que de fato demonstraria sensibilidade do governo em relação às manifestações que persistem em nosso país.

Neste processo de lutas que parecem ressurgir com força, é importante desfazermos algumas ilusões, relembrando o papel nefasto cumprido por aqueles que avaliaram a destinação dos royalties do petróleo para saúde e educação como uma vitória, posição adotada pela União dos Estudantes(UNE). Como é possível conciliar uma posição contrária aos leilões do petróleo e contar como vitória os royalties do petróleo? É necessária muita clareza, aqui, pois os royalties são migalhas, de acordo com levantamento feito pela Auditoria Cidadã da Dívida, somente 1,65% do Pré-sal iria para a educação.

Além disso, condenamos a posição do governo Dilma, aquela mesma que em campanha eleitoral disse que não iria privatizar o pré-sal, aquela mesma que reivindica um passado de lutas, mas que agora envia o Exército e a Força Nacional para garantir o leilão à força, passando por cima dos interesses do país e de nossa população mais precarizada, repetindo FHC. Fica a pergunta, por que o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) não utiliza a abertura política dada pelos processos de luta em nosso país para ir além da tal "governabilidade" ?

Por isso, reafirmamos o chamado para a participação nos atos e manifestações contra esse verdadeiro crime que é o leilão de Libra, a FND, por seu passado de luta, não pode ficar de fora desse processo, contamos com a presença de todos !

O petróleo tem que ser nosso!
Por uma Petrobrás 100% estatal!